Gestão das Expectativas I- Artigo

Não podemos evitar as expectativas que temos acerca dos outros, mas podemos gerenciá-las.

Formar expectativas é uma tendência natural do ser humano. Estamos sempre aguardando algo em praticamente todas as situações de nossas vidas, seja ao iniciar um relacionamento, ao ser convidado para um evento, ao começar um curso, no trato com familiares e colegas, ao participar de uma entrevista de emprego ou até mesmo quando o fim de semana se aproxima.

A maioria das expectativas está relacionada a outras pessoas, especialmente aquelas com as quais mantemos vínculos mais íntimos ou frequentes. Isso ocorre porque tendemos a projetar um modelo de relacionamento que esperamos que nossos parceiros, familiares, chefes e amigos preencham em relação às nossas carências e necessidades emocionais.

Por um lado, as expectativas nos impulsionam a buscar mudanças, a correr riscos e a experimentar o novo. Por outro lado, elas também podem gerar desilusões e frustrações quando não são correspondidas.

Abaixo, deixo pequenas indicações de como minimizar expectativas nas relações:

Busque Equilíbrio 

   O segredo para evitar frustrações é encontrar um ponto de equilíbrio. Embora seja saudável criar expectativas, é essencial ter em mente que nem tudo ocorrerá conforme o planejado, especialmente quando se trata de outras pessoas, que podem ser imprevisíveis. Aceitar a realidade das pessoas em sua essência é salutar para evitar uma vida marcada pela decepção. Lembre-se, a diferença entre quem escreve o roteiro das expectativas e de quem irá “interpretá-lo”.

Enxergue o Melhor nas Pessoas 

   Quanto menos expectativas você tiver, mais fácil será aceitar as pessoas como realmente são. Cada indivíduo possui suas partes positivas e negativas. Se você se concentrar nos aspectos negativos, a convivência será difícil e por vezes impossível. Mas se você se permitir reconhecer e focar no que há de bom nos outros, a relação se tornará mais leve.

Não Se Engane 

   Não espere que os outros mudem apenas para agradá-lo, isso é pura ilusão. Mesmo que alguém faça mudanças, isso provavelmente será temporário, pois cada indivíduo tem suas próprias necessidades, opiniões e expectativas.

Aceite as Diversidades 

   Todos têm histórias e crenças únicas. Procurar compreender o contexto de vida e os valores dos outros é fundamental.  Aceitar e respeitar o jeito de ser de cada um é a chave para relacionamentos maduros e saudáveis, sejam eles pessoais ou profissionais, evitando expectativas que não condizem com a realidade. Aqui, vale a máxima do poeta “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

Francisco Fragoso,
Especialista em Gestão e Liderança

1 comentário on “Gestão das Expectativas I- Artigo

  1. Irapuan Malta Medeiros

    Excelente material, valioso para os dias atuais onde elencamos expectativas a todo momento.
    Ideal saber tratar de forma simples e continua.
    Parabéns pela informação adequada a nosso estrutura AGACOR; afinal somos geradores de expectativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *